INSTITUCIONAL 2017-10-12T03:27:06+00:00

INSTITUCIONAL

Sobre o curso

Considerando o alcance da penetração do corpus conceitual da psicanálise nos contextos culturais e profissionais do nosso meio, este mestrado pretende criar um espaço acadêmico que irá abordar, aprofundar e pesquisar as contribuições de Jacques Lacan aos fundamentos teóricos da Psicanálise e os desenvolvimentos interdisciplinares em diálogo com outros campos, onde é desenvolvida a subjetividade.

Apesar de não ignorar a diversidade de abordagens que tomaram a teoria psicanalítica, antes mesmo da morte de seu criador Sigmund Freud, esta proposta acadêmica é baseada em um critério de consistência teórica que possibilita articular coerentemente os elementos de um complexo edifício conceitual, em que cada noção se assenta e dialoga com sua antecessora e, antecipa futuras reviravoltas epistemológicas internas Por este motivo, o programa de estudos centra-se em um caminho que, embora gira em torno de momentos de articulação do ensinamento de Jacques Lacan, pretende que o participante acompanhe esse ensinamento em toda a sua produção, em suas rupturas e suas articulações. Portanto, recolhe os momentos cruciais do ensino de Lacan e, a partir daí, por um lado, abordar os conceitos, axiomas e matemas principais da teoria e, por outro lado, as transformações que eles sofrem ao longo de sua produção teórica.

Duração e requisitos

Por dois anos, os alunos devem participar de 18 seminários obrigatórios, de 25 horas cada um, e quatro seminários eletivos de 15 horas cada um. Em paralelo, devem participar de uma oficina de tese por mês, que tem assistência de um professor especializado, através da qual o aluno recebe aconselhamento e orientação personalizada para a realização de sua tese.

Tese

A tese é o requisito final para a obtenção do título de Mestre em Teoria Psicanalítica Lacaniana, cujo conteúdo deve ser uma contribuição individual e original para a área de conhecimento disciplinar.

Língua

No final do curso o mestrando deve prestar um exame de compreensão de leitura em língua estrangeira, após o qual tem até 18 meses para apresentar a tese, que será avaliada por uma banca examinadora competente. Para obter o título de Mestre (a), o (a) mestrando (a) deve ser aprovado na defesa oral e pública da tese.

Corpo Acadêmico

Diretora

Coordenador acadêmico

Comitê Acadêmico

Comissão de Admissão e Monitoramento

Professores Cursos obrigatórios

Professores do Núcleo de Investigação

Professores dos Seminários eletivos

Professores convidados

Requisitos para os candidatos

Podem se inscrever no curso aqueles profissionais portadores de diploma de cursos de graduação em Medicina, Bacharelado em Psicologia, Psicopedagogia e Ciências da Educação. Também serão considerados os candidatos formados em carreiras afins portadores de títulos emitidos por Universidades nacionais ou privadas reconhecidas pelo Ministério de Educação do país de origem.

Próxima turma

2016

As inscrições serão recebidas a partir de primeiro de dezembro de 2015 a 30 de Abril de 2016.
Iniciando completou: outubro 2016.
Os interessados devem enviar um e-mail para: maestriapsicoanalisisunc@gmail.com

X